Teste da Orelhinha

Artigos

Resultado de imagem para teste da orelhinha

 

A audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento da criança. No Brasil estima-se que, a cada 1000 crianças nascidas, de três a quatro apresen

guiadamamae Click to Tweet
tem algum grau de surdez. Esta proporção aumenta para dois a quatro em cada 100 recém-nascidos (RN) quando associados a algum indicador de risco para perda auditiva.

É muito importante relacionar a audição com o desenvolvimento comunicativo da criança, afinal é através desse sentido que recebemos as informações para desenvolver a linguagem.

As perdas auditivas congênitas ou adquiridas podem resultar em alterações permanentes na aquisição da linguagem oral e escrita, no aproveitamento escolar, no ajuste pessoal e social, incluindo dificuldades emocionais.

Logo, após o nascimento, TODOS os bebês devem realizar exames extremamente importantes como o “teste da orelhinha”.

O “Teste da Orelhinha” é a primeira avaliação auditiva que deve acontecer no bebê. Ele deve ser realizado, se possível, antes da alta hospitalar, tendo como tempo máximo para avaliação o primeiro mês de vida.

O exame auditivo não tem contraindicação, é rápido, não dói, não fura e pode ser realizado com a criança dormindo.

Porém, fique atento!! Se o bebê possuir indicador de risco para perda auditiva como: prematuridade, baixo peso, permanência na UTI, histórico familiar de surdez, risco para infecções congênitas (zika, herpes, toxoplasmose, citomegalovírus, HIV, sífilis), uso de antibióticos, falha no “teste da orelhinha”, ele deverá passar por uma avaliação mais detalhada através de um exame chamado PEATE / BERA, que avalia um nervo que possuímos no ouvido, fundamental para a audição.

O mais importante é que seu bebê faça o exame o mais cedo possível, para que se descubra com antecedência se há algum problema auditivo. Descobrir mais tarde pode dificultar o tratamento, além de prejudicar o desenvolvimento da criança.

 

Não perca tempo em solicitar a visita de uma das fonoaudiólogas da TRIAR.

Seu bebê agradece esse cuidado!

 

Contatos: 71 98858-7896 / 99204-4773 / 99327-8791 / 99922-0207

Compartilhe!

Deixe uma resposta